11° GAVnt - Ursae Minoris - UM i

11° GAVnt - Ursae Minoris - UM i

Grupo de Aviação de Veículos não Tripulados


    FFA -Missão Introdutória 20 - Manobra de Pouso (Landing)

    Compartilhe
    avatar
    Cnshark
    Admin

    Mensagens : 1292
    Data de inscrição : 25/01/2011
    Idade : 44
    Localização : Tubarão

    FFA -Missão Introdutória 20 - Manobra de Pouso (Landing)

    Mensagem  Cnshark em Qui Mar 03 2011, 20:55

    Saudações

    Exercício 20

    Missão de exercício introdutório a aviação para manobra de pouso.


    A manobra de pouso inicia quando a aeronave está em aproximação inicial para final, ou seja, alinhado com a cabeceira e eixo da pista para pouso executando uma descida constante para a cabeceira da pista até tocar o solo, com as luzes de navegação ligadas checks list feito e autorização da torre concedida.
    O limite para tocar a pista deverá ser respeitado ou a aeronave aremeterá para nova tentativa;
    Pequenos ajustes a baixa velocidade de aproximação poderão ser feitos

    O piloto dirá em voz:
    "inicio da manobra"
    Aproximação inicial: "entrando em aproximação inicial"
    Aproximação final "Em final"
    Pouso:"toque aeronave Tango Papa Quebec uno dois no solo";
    Taxi: "'prefixo' aeronave taxiando até os portões" ou outra designação dada pela torre ao local de parada ou espera.
    Arremetida;"Aeronave 'prefixo' arremetendo, e seguindo para rumo XXXX altitude XXX"
    ou Intenção "Abandonar procedimento de pouso"
    Para aprofundar no assunto você poderá visitar aqui no forum o manual de fraseologia aeronáutica.
    http://charlienovember.roll.tv/t61-manual-de-fraseologia-aeronautica

    A aeronave deverá tocar em aproxiação final o centro da pista (completamante alinhado com seu eixo)na cabeceira designada.
    A velocidade correta de pouso e decolagem é distinta a cada aeronave;
    Para o F16, a velocidade de pouso é de 160 à 250 Knós (296 à 462 Km/h)e de decolagem tem a velocidade máxima de 300 Knós (555 Km/h), com o ajuste de motor a 75% de RPM e 2,300 Quilos/hora de consumo combustível mantendo de 5° a 15° de proa inclinada e o *path marker apontando para a cabeceira da pista.

    *(Path maker é um simbolo de avião no Hud, que marca a posição futura em que a aeronave estará.)


      Data/hora atual: Sex Dez 15 2017, 12:56