11° GAVnt - Ursae Minoris - UM i

11° GAVnt - Ursae Minoris - UM i

Grupo de Aviação de Veículos não Tripulados


    Egito - D08M04Ano1968

    Compartilhe
    avatar
    Cnshark
    Admin

    Mensagens : 1292
    Data de inscrição : 25/01/2011
    Idade : 43
    Localização : Tubarão

    Egito - D08M04Ano1968

    Mensagem  Cnshark em Sex Mar 14 2014, 23:04

    ATACANDO MIRAGE ISRAELENSE SEM ARMAMENTOS

    MirageIIIC Israelense



    No dia 8 de março de 1968 um elemento de caças MiG-21 da Força Aérea Egípcia que estava em alerta foi lançado contra quatro Dassault Mirage IIIC da Força Aérea de Israel. As aeronaves atacantes voavam ao longo do canal de Suez no sentido Norte-Sul.

    Controladores de terra egípcios vetoraram os MiG em alerta para um curso de interceptação de 90º a uma altitude de apenas 200m. Quando avistaram os atacantes, os caças de procedência soviética alijaram os tanques externos de combustível e partiram para o ataque. O líder do elemento, Major Shamala, realizou uma manobra do tipo “meio-barril” e posicionou seu MiG bem próximo da cauda do par de Mirage mais próximo.

    Nesse momento Shamala se deu conta de que não só os tanques, mas também os dois mísseis haviam sido alijados. Como se não bastasse, a proximidade do MiG acabou alertando os pilotos do Mirage, que manobraram para o combate.

    Um segundo elemento de MiG-21 foi lançado e manobrou de forma lenta, perdendo a coordenação com o primeiro par. O líder do segundo elemento decidiu atacar o Mirage mais próximo de forma solitária e disparou dois mísseis contra o jato israelense, atingindo-o. O líder do primeiro elemento decidiu apoiar o ataque do colega. Incapaz de seguir o seu líder, o ala do primeiro elemento ficou isolado, torando-se uma presa fácil. Os três Mirage restantes partiram para cima do ala e derrubaram o seu MiG-21.

    Fonte: Poder Aereo - www.aereo.jor.br



    Canal de Suez
    Mig21 Egipcio ano de 1970

      Data/hora atual: Dom Ago 20 2017, 06:54